sábado, 19 de fevereiro de 2011

DIREÇÃO DEFENSIVA

DIREÇÃO DEFENSIVA

Direção defensiva (português brasileiro) ou condução defensiva (português europeu) (ou direção/condução preventiva) é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. No Brasil, a resolução 168/04,[1] de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação.Obs.: Para a renovação da C.N.H. o condutor deverá realizar o curso, ou prova sobre, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, nas instituições credenciadas pelo DETRAN-SP.

Estão dispensados do curso, os condutores que de alguma forma já cursaram tais disciplinas em alguma circunstância, como por exemplo condutores que tiraram a 1ª C.N.H. a partir de 22/11/99, quando realizaram o curso de 30 horas aulas exigidas pela C.T.B., condutores de transporte escolar, coletivo, produtos perigosos, emergência, condutores infratores que fizeram reciclagem, médicos e psicólogos credenciados, instrutores, diretores geral e de ensino, Policiais Civis, Militares, Forças Armadas e Guardas Municipais e outros.
O DETRAN/SP realiza as provas gratuitamente. O condutor deve estudar através das apostilas, basta acessar o site do DETRAN para impressão, este serviço é gratuito.
Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos:

Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade, Ação.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES EDUCATIVAS DE TRÂNSITO

 VAMOS BRINCAR!!!!!!!!!!!!!!


CHAME SEUS FAMILIARES E 
SE DIVIRTA APRENDENDO COM ELES.





FONTEwww.atividadeseducativas.com.br




NÚMERO DO MOTOR

Legalização do Número do Motor

 1ª Etapa
  • Deve ser o proprietário do veículo, ou procurador legal, através de procuração por instrumento público, com firma reconhecida por autenticidade.
  • Dirigir-se ao Protocolo Geral, para apresentar os seguintes documentos:
  • Requerimento em duas vias, sendo a primeira via com firma reconhecida por autenticidade e a segunda via uma cópia comum, solicitando a regularização do número do motor, descrevendo o motivo. (Anexo I)
  • Original da nota fiscal da aquisição do motor, especificando a potencia, número de identificação e cilindrada, ou Declaração de Responsabilidade específica, com firma reconhecida por autenticidade, atendendo a Resolução 250/2007 CONTRAN. (Anexo II)
  • Cópia do RG, CPF ou CNH (modelo novo com foto).
  • Tratando-se de pessoa jurídica, deverá juntar o contrato social e CNPJ.
  • Cópia do CRV (documento de transferência do veículo), frente e verso.
  • Laudo de vistoria do motor e seus agregados.*
  • Decalque legível do chassi e motor.
  • Entregar todos os documentos no Protocolo Geral.
Obs.: Toda documentação solicitada deverá ser do proprietário e somente ele ou o procurador legal poderão acompanhar o andamento do processo.

2ª Etapa

  • Preencher o formulário RENAVAM clicando no link abaixo. Após preencher, imprimir 2 (duas vias). Para preencher o formulário clique aqui.
  • Fazer nova vistoria de chassi e motor, com laudo na capa do formulário RENAVAM
  • Anexar o original do CRV (recibo de transferência do veículo).
  • Decalque legível do chassi e motor do veículo.
  • Dirigir-se à rede de bancos autorizados e recolher a taxa de R$ 193,70 e outros possíveis débitos. Se o veículo já estiver licenciado, no ano em curso, a taxa será de R$ 134,37.
  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência emitido até 3 (três) meses imediatamente anteriores à data da solicitação realizada pelo interessado.
  • Dirigir-se ao SAT - Serviço de Apoio Técnico, apresentar a documentação para ser autorizada a emissão do novo documento, onde constará o novo número do motor.
  • Após a liberação do Setor (SAT), o interessado deverá dar entrada na documentação na Seção do CRV.
Endereços para Vistoria
DET-Centro: Av. do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô - Bom Retiro
Av.Queiroz Filho, s/n - Parque Villa Lobos, para todos os tipos de veículos.
Av. Aricanduva, 5555 - Auto Shopping Leste (exceto ônibus, caminhão, reboque, semi-reboque e aprendizagem). 


fonte dentransp

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOTA CONJUNTA DETRAN-SP/PRODESP


DETRAN-SP ALTERA PROCEDIMENTO NA COLETA DAS DIGITAIS DE AULAS TEÓRICAS E NO DITADO PARA CANDIDATOS A PRIMEIRA C.N.H.


Por meio do Comunicado e-CNHsp nº 5, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 9 de fevereiro de 2011, o Detran-SP alterou os procedimentos de coleta das impressões digitais para registrar a presença dos alunos nas aulas teóricas ministradas pelos CFCs.
 
No mesmo comunicado, o órgão de trânsito alterou o procedimento de coleta da DECLARAÇÃO DO CANDIDATO À PRIMEIRA HABILITAÇÃO, “ditado”, que passa a ser feito junto com a prova teórica, com limite de quatro linhas. VALE DESTACAR QUE O CONHECIDO "DITADO" FOI ADOTADO COMO PROCEDIMENTO OBRIGATÓRIO PARA TODAS AS CIRETRANS E DETRAN DESDE 2008, ATRAVÉS DE PORTARIA Nº 1.160, DE 10 DO MESMO ANO.

As duas medidas têm por objetivo dinamizar ao processo de habilitação, nas Ciretrans e nos CFCs.
 
No caso da biometria, temporariamente, a partir de 11 de fevereiro de 2011, a coleta das digitais do aluno ocorrerá apenas no início da aula ou conjunto de aulas seqüenciais de cada matéria.
 
Ou seja, se o aluno tiver, por exemplo, três aulas de legislação na sequência, ele terá a digital coletada apenas uma vez no início do bloco de aulas. Se ele tiver uma aula de legislação e em seguida outra de meio ambiente, a digital será coletada na abertura de cada uma dessas aulas.
 
Independentemente dessa modificação procedimental, a presença do aluno durante todo o período das aulas é obrigatória. A não observância dessa exigência implicará na responsabilização administrativa e criminal do instrutor e/ou diretor de ensino do respectivo CFC.
 
Atenção: a alteração é aplicada apenas aos alunos. O instrutor teórico continua a abrir e a fechar as aulas com sua impressão digital e seu e-CPF.
 
O procedimento está devidamente detalhado no Manual do Usuário do e-CNHsp, que pode ser acessado diretamente no site do sistema.
 
Teste de Alfabetização
 
Outra determinação do Comunicado e-CNHsp nº 5, foi a alteração temporária do momento em que ocorre o ditado ou cópia de texto que funciona como teste de alfabetização para os cidadãos que estão tirando a primeira habilitação. Em vez de ocorrer no ato da confirmação do cadastro na Ciretran, o que vinha sendo feito desde 2008, a declaração agora será aplicada na prova teórica. O Detran-SP também limitou esse "ditado" ou cópia de texto a no máximo quatro linhas.


Fonte:Assessoria de Comunicação e Imprensa do Detran-SP e da Prodesp

VAMOS TOMAR CUIDADO COM NOSSAS CRIANÇAS.

Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 15h01      

Garoto de 14 anos pega carro escondido e morre ao cair em córrego

Foto: Piton/Futura Press Zoom Carro foi encontrado em um córrego próximo à casa do adolescente Carro foi encontrado em um córrego próximo à casa do adolescente

Um adolescente de 14 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (14) após ter perdido o controle do carro que dirigia em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 2h30.

O jovem teria pego o carro escondido dos pais após sua festa de aniversário, perdeu o controle e caiu dentro do córrego Retiro Saudoso, no interior paulista.

A Polícia Civil deverá ouvir o dono do veículo, um dos tios do adolescente, na próxima quarta-feira (16). Outros familiares também serão ouvidos pela polícia.


Redator: Ricardo Freiesleben

Fonte:eband.com.br

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

LEGISLAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS
O acesso na integra desta legislação e outras está no site www.produtosperigosos.com.br

Portaria DER N° 77 de 30 de novembro de 2010
Aprova a Norma para concessão de Autorização Específica criada pela Resolução nº 341, de 25 de fevereiro de 2010 do CONTRAN (3.3)

Portaria N° 13 do Min Exer - Ácido Fluorídrico
Aprova as Normas Administrativas Relativas às Atividades com Ácido Fluorídrico – NARAAF.
DECRETO N°- 7.282 DE 1 DE SETEMBRO DE 2010
Dispõe sobre a execução do Acordo de Alcance Parcial nº 17 ao Amparo do Artigo 14 do Tratado de Montevidéu de 1980 (AAP/A14TM/17) - Acordo sobre Pesos e Dimensões de Veículos de Transporte Rodoviário de Passageiros e Cargas - , assinado entre os Governos da República Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Paraguai e da República Oriental do Uruguai, em 27 de maio de 2010.
Lei Nº 12.305 - Política Nacional de Resíduos Sólidos
Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.

COMUNICADO SUCAR/ANTT 2010, DE 23 DE ABRIL DE 2010
COMUNICADO SUCAR/ANTT 2010 - Trata sobre os testes realizados para classificação do carvão vegetal - Expedições.


Resolução ANTT Nº 3383, DE 20 DE JANEIRO DE 2010
Altera o Anexo à Resolução nº 420, de 12 de fevereiro de 2004, que aprova as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. 

FONTE:  PRODUTOS PERIGOSOS 







INCLUSÃO SOCIAL

VAMOS OLHAR ESTE MERCADO COM MAIS CARINHO.

      Na cidade de São Paulo, apenas no ano de 2006, aproximadamente 51 mil pessoas obtiveram Carteira Nacional de Habilitação Especial, um documento que facilita a locomoção de pessoas com algum tipo de deficiência. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado.




FONTE: DETRANSP/TV BANDEIRANTES

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CINTO DE SEGURANÇA

VEJAM E SÓ MAIS UM VÍDEO SOBRE CINTO DE SEGURANÇA. CERTO!!!!!!
MAS QUEM SABE PODEMOS ASSISTI-LO ATÉ O FIM E SENTIR A SUA ESSÊNCIA.
QUAL ESSÊNCIA SERIA ESSA?
PORQUE MAIS UM ?
EU NÃO PRECISO USAR O CINTO, NÃO É MESMO!!
ACIDENTES NÃO ACONTECEM COMIGO!!!!!!!!
SENHORES, SENHORAS, CRIANÇAS.
PEÇO-LHE ASSISTA DE NOVO, SEM RESERVAS.
OLHEM AS EXPRESÕES DAS PESSOAS.
PENSEM!!!!!!!!!!




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DICAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA



Para garantir um trânsito seguro, evitar acidentes e problemas inesperados com seu veículo, a prevenção é o melhor caminho. Uma coisa é garantida: peças do veículo irão falhar ou quebrar e os óleos utilizados
perderão suas características iniciais, não cumprindo mais a sua função. Portanto, a questão não é se ocorrerá, apenas quando ocorrerá.

Por isso, não basta o carro ser equipado com itens de segurança modernos e confiáveis, é necessário criar o hábito de fazer regularmente uma revisão. Mas, infelizmente, a maioria só se lembra de levar o carro para oficina quando ele já está quebrado ou, pior ainda, quando um acidente já aconteceu.

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, evita que potenciais problemas ocorram e possibilita a tomada de ações para aumentar a segurança e evitar acidentes, além de evitar gastos extras que ocorrem quando uma peça quebra em uso.

A verificação deve seguir a periodicidade ou a quilometragem recomendada no manual do carro. Existem alguns cuidados básicos de manutenção que devem ser seguidos para melhorar sua qualidade de vida no trânsito.


Motor Cuidados básicos
•Motor não foi feito para receber água. Para mantê-lo limpo, use um pano úmido;

•Use combustível confiável e não acelere forte sem necessidade;

•Troque o filtro de combustível a cada 10 mil km;

•Verifique o nível e troque o óleo e o respectivo filtro, conforme recomendado;

•Peça para inspecionarem e troque periodicamente o filtro de ar;

•Verifique e complete o reservatório de água;

•Fique atento ao período de troca da correia dentada do comando de distribuição de válvulas, pois a quebra com o motor funcionando pode causar um grande prejuízo, oito ou mais vezes o custo de realizar a troca no momento recomendado.

Atenção aos sinais

Consulte seu mecânico de confiança se o carro apresentar os seguintes sinais:


•Não pega, engasga ou apaga irregularmente;

•Consome mais combustível;

•Perde potência ou torque;

•Esquenta mais do que normal;

•Nível de óleo do motor varia mais do que normal;

•Vaza óleo no chão da garagem;

•Muda o odor dos gases de escape ou surge fumaça de cor diferente do normal (cinzenta azulada, preta ou branca);

•Reservatório de água varia com frequência.


Transmissão Cuidados básicos

•Não dirija com o pé sobre o pedal da embreagem;

•Realize a troca de marchas com suavidade, sem trancos;

•Verifique o nível de óleo do câmbio, conforme recomendado;

Atenção aos sinais

Consulte seu mecânico de confiança se o carro apresentar os seguintes sinais:

•Patina nas trocas de marchas;

•Roncos nos rolamentos ou estalos na juntas homocinéticas (pontas dos eixos);

•Problemas nas coifas. Fique atento, porque as linhas com cerol cortam as coifas.

Pneus e rodas

Fique atento, controlando a calibragem (a cada 15 dias e antes de viagens longas) e o desgaste dos pneus. Dentre outros, esses fatores afetam a segurança e o consumo de combustível.

Para controlar o desgaste dos pneus, é preciso inspecionar a profundidade dos sulcos, que pode ser feita de uma forma prática: procure no “ombro” (lateral) do pneu uma marca triangular ou a sigla TWI ou o símbolo do fabricante. Siga o alinhamento dessa marca até o sulco e nele estará um ressalto, que é um indicador do desgaste. A altura da banda deve ser maior do que a desse indicador, caso contrário, o pneu já atingiu o limite, necessitando de troca.

Na hora da troca, procure pneus com a especificação indicada pelo fabricante, com menos de 5 anos de fabricação, montando-os no sentido de giro indicado. Para saber se tem menos de 5 anos, veja a data de fabricação que é indicada também no ombro do pneu, numa seqüência de códigos colocados depois da sigla DOT. Um deles são 4 algarismos dentro de um retângulo que pode ser, por exemplo, 1507, significando que pneu foi produzido na 15ª semana do ano de 2007.

O alinhamento, o balanceamento e o rodízio dos pneus precisam ser feitos dentro dos prazos recomendados pelo fabricante ou quando for repará-los ou trocá-los.

Freios

Cheque nas frenagens normais se o carro, trafegando em pista plana e reta, se mantém na mesma direção, sem puxar para os lados.

O sistema (pastilha, discos, mangueira e outros) precisa ser verificado, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros. Atenção: o fluido de freio deve ser trocado, no mínimo, uma vez por ano ou a cada 15 mil quilômetros, na especificação indicada pelo fabricante.

Direção

Cuidado com as trepidações e folgas. Em caso de direção hidráulica, controle o nível de óleo, com motor ligado.


Suspensão e amortecedores


Preste atenção aos ruídos do tipo “choque seco”. Leve o veículo a um especialista para checar os amortecedores a cada 30 ou 40 mil quilômetros.

Existe um método caseiro de testar os amortecedores: empurre o carro para baixo, sobre cada uma das rodas, solte e observe se ele oscila apenas uma vez, caso contrário, consulte um especialista.



Itens de emergência e segurança


Triângulo, macaco e extintor: saiba a localização e confira o estado ou a validade desses itens, antes de precisar deles.

Cintos de segurança e air-bag: troque, em caso de colisões, e verifique o estado do cadarço do cinto e a funcionalidade de seu fecho (deve travar e liberar sem problemas) e do sistema retrátil e trava (que mantém o cinto junto ao corpo e trava no caso de desaceleração forte).




Vantagens da prevenção

Além de aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes, a prevenção também reflete no bolso. É muito mais barato fazer a manutenção preventiva do que a corretiva, pois são eliminados gastos desnecessários com problemas e defeitos no carro que poderiam ter sido evitados.
E ainda existem outras vantagens como a melhoria da qualidade de vida devido à redução do volume de poluentes, agilidade no tráfego porque serão evitadas as quebras de veículos e aumento do valor de revenda por melhores condições mecânicas.
Os motoristas precisam se conscientizar de que a manutenção preventiva é uma obrigação em relação a você mesmo e em relação à sociedade, pois ao trafegar com um carro sem inspeção adequada, estão colocando as suas vidas e das outras pessoas ao redor em perigo.


Fonte:cesvibrasil



Inspeção Veicular - Exercício 2011

Calendário de Inspeção Veicular  - Exercício 2011

 
VEÍCULOS
GASOLINA ÁLCOOL FLEX GÁS NATURAL DIESEL LEVE ÔNIBUS E MOTOCICLETAS
Final da Placa Início do Agendamento Prazo da Inspeção Prazo limite de
licenciamento
Início da Inspeção Término da Inspeção
1 03/jan 01/fev 30/abr abril/ 2011
2 02/fev 03/mar 31/mai maio/2011
3 04/mar 02/abr 30/jun junho/2011
4 04/abr 03/mai 30/jul julho/2011
5 04/mai 01/jun 31/ago agosto/2011
6 04/mai 01/jun 31/ago agosto/2011
7 02/jun 02/jul 30/set setembro/2011
8 04/jul 03/ago 31/out outubro/2011
9 03/ago 02/set 30/nov novembro/2011
0 03/set 03/out 31/dez dezembro/2011

 
CAMINHÕES
Final da Placa Início do Agendamento Prazo da Inspeção
Início da Inspeção Término da Inspeção  Prazo limite de
licenciamento
1 e 2 02/jun 02/jul 30/set setembro/2011
3, 4 e 5 04/jul 03/ago 31/out outubro/2011
6, 7 e 8 03/ago 02/set 30/nov novembro/2011
9 e 0 03/set 03/out 31/dez dezembro/2011

 
Atenção
Os proprietários de veículos que não fizeram a inspeção em 2010 terão até o dia 24 de janeiro para efetuar o pagamento do boleto da inspeção veicular do exercício 2010 e até dia 31 de janeiro para realizar a inspeção e, assim, regularizar a situação do veiculo. O agendamento da inspeção , que é feito após o pagamento do boleto, está sujeito à disponibilidade de horarios de atendimento nos diversos Centros de inspeção.

Para quem perder definitivamente o prazo para realizar a inspeção (ou seja, se não fizer até 31 de janeiro de 2011), deverá pagar preço público no valor de R$ 46,40 para efetuar o desbloqueio da inspeção de 2010, além da tarifa da inspeção de 2011, de R$ 61,98. O proprietário do veiculo deverá acessar o site da concessionária (www.controlar.com.br) a partir de 01 de fevereiro, e durante o processo de agendamento o sistema identificará a situação irregular e direcionará o proprietário para o procedimento adequado, independente do final de placa. Serão emitidas duas guias - do desbloqueio do agendamento e da inspeção veicular exercício 2011 -, que  deverão ser pagas para fazer o agendamento e realizar a Inspeção Veicular do exercício 2011.
 
Fonte:PMSP

 

VAMOS REVISAR NOSSOS VEÍCULOS

CETESTB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo


Nas áreas metropolitanas o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo.
As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde.
O Brasil, como todo país em desenvolvimento, apresenta um crescimento explosivo de suas regiões metropolitanas.
O Estado de São Paulo enfrenta uma situação particularmente preocupante por deter cerca de 40% da frota automotiva do país. Segundo dados da PRODESP, a frota motorizada no Estado de São Paulo, em dezembro de 2007, é de aproximadamente 16,9 milhões de veículos. A frota da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) representa cerca de 8,5 milhões de veículos. A frota de veículos do ciclo Diesel (caminhões, ônibus, microônibus, caminhonetes e vans), no Estado de São Paulo, é composta por 1.077 mil veículos e na RMSP por 457,6 mil veículos.
Nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde. Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc.
O monóxido de carbono (CO) é uma substância inodora, insípida e incolor - atua no sangue reduzindo sua oxigenação.
Os óxidos de nitrogênio (NOx) são uma combinação de nitrogênio e oxigênio que se formam em razão da alta temperatura na câmara de combustão - participa na formação de dióxido de nitrogênio e na formação do "smog" fotoquímico.
Os hidrocarbonetos (HC) são combustíveis não queimados ou parcialmente queimados que é expelido pelo motor - alguns tipos de hidrocarbonetos reagem na atmosfera promovendo a formação do "smog" fotoquímico.
A fuligem (partículas sólidas e líquidas), sob a denominação geral de material particulado (MP), devido ao seu pequeno tamanho, mantém-se suspensa na atmosfera e pode penetrar nas defesas do organismo, atingir os alvéolos pulmonares e ocasionar:
• mal estar;
• irritação dos olhos, garganta, pele etc.;
• dor de cabeça, enjôo;
• bronquite;
• asma;
• câncer de pulmão.
Outro fator a ser considerado é que essas emissões causam grande incômodo aos pedestres próximos às vias de tráfego. No caso da fuligem (fumaça preta), a coloração intensa e o profundo mau cheiro desta emissão causa de imediato uma atitude de repulsa e pode ainda ocasionar diminuição da segurança e aumento de acidentes de trânsito pela redução da visibilidade.
  FONTE:CETESB

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE ECV´S (31/01/2011)


Por ordem do Secretário da Pasta de Segurança Pública, motivado pela transferência do DETRAN/SP para Secretaria de Estado diversa, viabilizando o período de transição correspondente sem maiores dificuldades para a Administração Pública, COMUNICA-SE a PRORROGACAO DO PRAZO DE SUSPENSÃO anteriormente declinado, por 60 dias, fixando-se o termo final para cessação da aceitação dos laudos de vistorias veiculares feitas por empresas privadas no Estado de São Paulo (mesmo que cadastradas pelo DENATRAN) em 01/04/2011.

Fonte: detransp