Motorista que não pagar multas
em SP pode ficar com 'nome sujo'
A partir de agora, quem atrasar em dois anos ou mais o pagamento das multas de trânsito vai ter o nome incluído na lista de inadimplentes da prefeitura e poderá ter a dívida protestada em cartório.
A partir de agora, motorista que deixar de pagar multa, em São Paulo, vai enfrentar consequências maiores do que as previstas no Código de Trânsito.
Com uma frota de veículos que não para de crescer, o que aumenta também em São Paulo é a quantidade de multas de trânsito. Só no ano passado foram quase 7 milhões, total de R$ 528 milhões. Um valor superior ao orçamento de 99% de todos os municípios do Brasil.
E quase tudo, segundo a prefeitura, é aplicado para melhorar o trânsito na cidade: “95% desse montante é repassado para o fundo municipal de desenvolvimento para o trânsito, 5% é encaminhado para o fundo nacional”, afirmou o Valter de Oliveira, do Departamento de Operação do Sistema Viário.
O problema é que 10% das multas não são pagas. Entre 2006 e 2009, o número de devedores chegou a 690 mil e o tamanho da dívida a R$ 450 milhões.
A única punição sempre foi a impossibilidade de licenciar o veículo no ano seguinte, mas a prefeitura decidiu apertar o cerco aos devedores.
A partir de agora, quem atrasar em dois anos ou mais o pagamento de multas de trânsito em São Paulo vai ter o nome incluído na lista de inadimplentes da prefeitura e poderá ter a dívida protestada em cartório. E aí vai ficar mais difícil para o devedor conseguir crédito na praça.
Quem enfrenta o trânsito complicado de São Paulo todos os dias tem opiniões diferentes sobre a nova medida.
“Meu nome vai ficar sujo por causa de multa de trânsito? Isso ai é meio que inconstitucional”, disse um motorista.
“Se eu não pago um cheque sou protestado. A multa, infelizmente, é algo que eu devo pagar se eu errei”, admitiu o administrador Deliseu Fernandes.
“Eu acho péssimo, mas por outro lado, acho que tem que cumprir a lei. Acho que é isso”, disse a psicóloga Marilene Campelo.
fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional Edição do dia 13/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua sugestão, elogio ou crítica, para que eu possa fazer o melhor para você.